Surto de microbactéria é suspeito de ter causado infecções em pacientes após cirurgias plásticas em Belo Horizonte

Seja bem-vindo
São Paulo,01/07/2024

  • A +
  • A -

Surto de microbactéria é suspeito de ter causado infecções em pacientes após cirurgias plásticas em Belo Horizonte

O Ministério Público de Minas Gerais abriu uma investigação criminal

Redação
Surto de microbactéria é suspeito de ter causado infecções em pacientes após cirurgias plásticas em Belo Horizonte

Denúncias foram registradas contra uma dentista, Camila Groppo, após pelo menos dez mulheres relatarem graves efeitos colaterais dos procedimentos estéticos realizados por ela. O Ministério Público de Minas Gerais abriu uma investigação criminal para apurar as acusações, enquanto o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BH) da Prefeitura de Belo Horizonte investiga a hipótese do surto. A clínica onde a dentista trabalhava foi fechada e está sob interdição da Vigilância Sanitária.

As vítimas formaram um grupo no WhatsApp para discutir suas opções e compartilhar experiências. Juliana Moraes Fernandes, uma das afetadas, expressou alívio pela identificação da possível causa das infecções, mas também preocupação com a intensidade do tratamento necessário, que pode afetar órgãos vitais como fígado e rins. Algumas das mulheres já começaram a receber tratamento, enquanto Juliana, que está se tratando no hospital Odilon Behrens e já passou por várias drenagens, teme pela possibilidade de internação e pela saúde de seu filho.

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) informou que a inscrição de Camila Groppo foi reativada após a apresentação de seu diploma válido. A inscrição havia sido suspensa temporariamente devido à falta de apresentação do diploma dentro do prazo estipulado. O CRO-MG enfatiza a importância de que todos os cirurgiões-dentistas possuam as qualificações e autorizações sanitárias necessárias para realizar procedimentos específicos, garantindo a segurança dos pacientes. Embora a dentista não tenha especialidades registradas no conselho, ela pode ter a formação necessária para realizar os procedimentos em questão.

Famosa nas redes sociais

Camila Groppo tem quase 12 mil seguidores nas redes sociais e se autodenomina especialista em lipo de papada e bichectomia. A profissional já teria atuado em cerca de 2.000 cirurgias. 

Defesa da dentista

“A defesa confirma que a cirurgiã-dentista possui a formação necessária para realizar os procedimentos previstos pela resolução 198/2019 do CFO. Tendo inclusive já comprovado sua capacidade técnica e legal perante os órgãos, por meio da realização de cursos de extensão, devidamente reconhecidos pelo MEC. 

Vale ressaltar que os cursos de extensão são considerados como pós-graduação, e aceitos pelo CROMG como comprovação de capacidade técnica para a execução da lipo de papada, que é um procedimento já consagrado na prática da odontologia desde 2019. 

Sobre o material veiculado pela mídia, reitera que contaminações por bactérias podem ter diversas causas, e cada alegação dessas supostas vítimas deve ser analisada de forma individual sem qualquer juízo de valor, ou condenação antecipada.  

A Dra. Camila Groppo vem sofrendo uma série de especulações, sem contudo, ter tido qualquer conclusão por partes dos órgãos pertinentes sobre os fatos. Importante lembrar que vigora no direito pátrio a presunção de inocência e o respeito à chance de apresentar a sua defesa. 

Por fim, ressaltamos que a profissional, a todo tempo, esteve e está à disposição dos órgãos, colaborando com as investigações.Camila é cirurgiã-dentista devidamente habilitada, mãe de uma criança de apenas 04 meses e que, em momento algum, se furtou de qualquer obrigação que lhe é imposta como profissional da saúde e cidadã”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.